Baseado no texto homônimo de Telma Weisz
As ideias, concepções e teorias que sustentam a prática de qualquer professor, mesmo quando ele não tem consciência delas.
As ideias, concepções e teorias que sustentam a prática de qualquer professor, mesmo quando ele não tem consciência delas.
O que o professor espera que o aluno aprenda? Qual conteúdo que o professor considera imprescindível para a vida do aluno? Qual a prioridade desses conteúdos? O que o professor considera como aprendizagem?Como ele planeja a construção e internalização desses conteúdos? O que ele utiliza para consolidar a sua metodologia de ensino? Ou seja, as atitudes de todos os professores se orientam em suas próprias concepções do que seja conteúdo, aprendizagem e ensino, mesmo que eles não se dêem conta disso. Tais concepções se transparecem em suas ações, revelando o quanto o professor domina o conteúdo e o que ele considera no processo ensino-aprendizagem.
Em termos práticos é cobrado dos professores que os alunos desenvolvam competências para progredir academicamente, porém o primeiro obstáculo que surge é a expectativa que o professor tem, de uma sala de aula interessada e ativa, se esquecendo de que muitas vezes ser o autor do despertar desse interesse, dessa curiosidade, desse estímulo para a construção do seu espírito aprendiz, Os obstáculos aumentam quando o professor não se vê na obrigação de despertar esse interesse, apenas de repassar, depositar o conteúdo nos alunos, aumentando cada vez mais a distância entre professor e aluno, o desgosto pelo estudo e até os níveis de fracasso escolar. Para que tudo isso não ocorra, o professor precisa dominar o conteúdo com a habilidade de evidenciar os pontos atrativos e a funcionalidade social no que está ensinando, despertando o interesse e senso crítico para a construção do espírito aprendiz do aluno. Isso tudo, implica em estratégias de ensino e aprendizagem que envolvam o aluno, transformando o ambiente escolar em propulsor do aprendizado. Nessa concepção não cabem práticas empiristas que prezem a cópia e a reprodução mecânica, precisamos ia além de tudo isso e ver o aluno como agente ativo na construção do seu conhecimento, perceber a lógica que as crianças usam quando começam a tentar escrever, a questão não é com os professores alfabetizadores mas sim com a metodologia que pode subsidiar ao aluno não apenas a decodificação alfabética mas sim a concepção do que seja a linguagem escrita em todas as suas possibilidades de expressão e interpretação.
Em termos práticos é cobrado dos professores que os alunos desenvolvam competências para progredir academicamente, porém o primeiro obstáculo que surge é a expectativa que o professor tem, de uma sala de aula interessada e ativa, se esquecendo de que muitas vezes ser o autor do despertar desse interesse, dessa curiosidade, desse estímulo para a construção do seu espírito aprendiz, Os obstáculos aumentam quando o professor não se vê na obrigação de despertar esse interesse, apenas de repassar, depositar o conteúdo nos alunos, aumentando cada vez mais a distância entre professor e aluno, o desgosto pelo estudo e até os níveis de fracasso escolar. Para que tudo isso não ocorra, o professor precisa dominar o conteúdo com a habilidade de evidenciar os pontos atrativos e a funcionalidade social no que está ensinando, despertando o interesse e senso crítico para a construção do espírito aprendiz do aluno. Isso tudo, implica em estratégias de ensino e aprendizagem que envolvam o aluno, transformando o ambiente escolar em propulsor do aprendizado. Nessa concepção não cabem práticas empiristas que prezem a cópia e a reprodução mecânica, precisamos ia além de tudo isso e ver o aluno como agente ativo na construção do seu conhecimento, perceber a lógica que as crianças usam quando começam a tentar escrever, a questão não é com os professores alfabetizadores mas sim com a metodologia que pode subsidiar ao aluno não apenas a decodificação alfabética mas sim a concepção do que seja a linguagem escrita em todas as suas possibilidades de expressão e interpretação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que acharam? Digam para mim estrelinhas ^^